22 de dezembro de 2008

Governo Cid esconde a verdade a responder escandalo dos livros da Veja

A Assessoria de Comunicação do Governo Cid Gomes discriminou o portal CearaAgora.com ao não enviar a resposta divulgada pela Secretaria de Educação ao escândalo da compra dos livros sem licitação. Essa matéria divulgada originalmente na revista Veja foi publicada na manhã de sábado pelo portal CearaAgora.com. Em seginda, o Blog do Eliomar também repercutiu o assunto, numa decisão jornalística acertada, diante da repercussão do fato e da pulicação do caso na maior revista nacional brasileira.
A Assessoria de Comunicação do Governo Cid enviou um comunicado com a defesa apresentada pela Secretaria de Educação ao Blog do Eliomar e desconheceu o portal CearaAgora.com numa discriminação indevida. Aguarda-se um posicionamento oficial da porta-voz Cristiane Sales, que nunca em toda a sua vitoriosa carreira profissional agiu dessa forma, tanto que chegou a importante função de chefe da Comunicação do Governo Cid.
O portal CearaAgora.com com base na resposta publicada pelo Blog do Eliomar foi investigar o caso e comprovou que as informações da Secretaria de Educação não correspondem inteiramente a verdade. Realmente, o Tribunal de Contas do Estado(TCE) não impediu a compra dos livros pelo Governo do Estado a editora Aprender, mas no relatório datado do dia 26 de fevereiro de 2008 identificou uma série de irregularidades graves apontadas, uma a uma. Também cobrou providências a serem adotadas pelo Governo Cid Gomes.
Além de comprar livros com dispensa de licitação da editora Aprender, a mais grave denúncia apontada pelo relatório do TCE mostra que o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Edgar Linhares, atuava como sócio dessa editora no Ceará. O presidente do Conselho Estadual, professor Edgar Linhares, tinha uma procuração como representante do dono dessa editora. Adolfo Pereira de Sousa Junior, para atuar como seu sócio, segundo registra o relatório oficial do TCE a que teve acesso o portal CearaAgora.com.
Esse documento oficial do TCE também informa que cobrou providências aos secretários da Educação, Isolda Cela, Aloísio Carvalho, da Ouvidoria e ao presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Edgar Linhares, para se manifestarem sobre o problema. Leia a íntegra do relatório do Tribunal de Contas do Estado(TCE):

http://www.tce.ce.gov.br/sitetce/arq/Secretaria/resolucao/2008/RES200803732007043026.PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário